Hospital de campanha bate 1000 atendimentos contra a Covid-19

Para começar a semana com boas notícias, recebemos a informação que o Hospital Emergencial de Campanha construído no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza para atender os pacientes com a Covid-19, completou um número total de mil atendimentos contra o novo coronavírus (Covid-19). Muitas vidas já foram salvas pelo hospital de campanha nesse momento de pandemia, nesse novo plano de ação implantada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

O que é e para que serve o Hospital de Campanha?

Hospital de campanha é uma unidade hospitalar móvel, ou seja, pode ser construída em diferentes locais e depois desmontada. Com funcionamento temporário, essas unidades cuidam de pessoas atingidas por situações emergências e de calamidades públicas, como é o caso da pandemia da COVID-19, e garante que seus pacientes possam ser transferidos para centros de mais completos de saúde, caso necessário.

Hospital de Campanha

Para desafogar o sistema tradicional de saúde das regiões afetadas pelo coronavírus, o objetivo desses hospitais é atender, na maioria dos casos, os pacientes com sintomas mais leves e de baixa complexidade. Nesse ponto, baixa complexidade representa grupos de indivíduos que devem ser internados (por falta de ar persistente), mas que não precisam dos cuidados intensivos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda, por exemplo.

Isso libera as UTIs para os quadros mais graves da infecção, já que essa pandemia exige muitas internações e que costumam ser longas. No entanto, cabe às autoridades de cada um dos locais em que esses hospitais temporários são instalados definirem os critérios de quem será atendido.

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria Municipal de Fortaleza, e Organização Mundial da Saúde.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.