Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)

APRESENTAÇÃO

A fim de amparar pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) desenvolveu o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) sendo um espaço de referência para que qualquer pessoa em situação de rua possa procurar os serviços de acesso, como por exemplo, serviço de documentação, Cadastro Único para Programas Sociais, realização de higiene pessoal, atividades socioeducativas e artísticas. Além de atendimento especializado por profissionais.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua constitui-se em uma unidade de referência da Proteção Social Especial de Media Complexidade, de caráter público estatal, com papel importante no alcance dos objetivos da Política Nacional para a População em Situação de Rua.

As ações desenvolvidas pelo Centro POP e pelo Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua devem integrar-se às demais ações da política de assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas, como a saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, moradia, cultura, esporte, lazer e segurança alimentar e nutricional, realizando a composição de conjunto de ações públicas de promoção de direitos, no qual possam formar resultados efetivos no fortalecimento da autonomia e potencializar as pessoas em situação de rua, e também, ter como visão à construção de um novo futuro para a população em situação de rua.

LOCALIZAÇÃO

Fortaleza abriga duas unidades do CEPOP, uma no bairro Centro e outra no Benfica. A unidade Centro já funciona a 8 anos. E a do bairro Benfica foi inaugurada em maio de 2019.

RELAÇÃO COM O PÚBLICO

Possui serviço especializado em proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular a organização, a mobilização e a participação social dos interessados. O acesso pode ser direto ou por encaminhamento, onde a pessoa é identificada e encaminhada pela Rede de Assistência Social.

SERVIÇOS

O CEPOP trabalha em parceria com a Pousada Social, também instalada pela prefeitura. Oferece serviços de acesso à documentação oficial, Cadastro Único para Programas Sociais, atividades socioeducativas e artísticas. O Centro já ofertou, por exemplo, serviços de corte de cabelo, encaminhamento para retirada de certidão de nascimento, orientação jurídica, além de aferição de pressão, glicemia e vacinação. Os usuários, também, podem tomar banho, lavar suas roupas e usar o equipamento como referência de endereço. O CEPOP também realiza um serviço de abordagem de rua que se estende até as 22 horas por meio de equipes especializadas, onde o foco é nas praças mapeadas pelo serviço, bem como Praia de Iracema e terminais de ônibus.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.