05 de Junho – Dia mundial do meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a todos sobre a importância de preservar os recursos naturais, desde a flora até a fauna.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho, tendo uma semana com abordagens voltadas para a conscientização ao meio ambiente, e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no nosso planeta. As ações humanas são as responsáveis pelas grandes mudanças negativas ocasionadas no meio ambiente, como por exemplo, a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criarmos medidas que impeçam que os impactos da ação humana atinjam de modo a se tornar irreversível ao nosso planeta.

Biodiversidade

Com a crise trazida pelo o novo coronavírus (Covid-19) foi possível evidenciar que, ao destruir a biodiversidade, se destrói o próprio sistema que sustenta a vida humana. No ato de realizações de ações negativas contra a natureza, isso irá ocasionar um desequilíbrio o que gera condições ideias para a propagação de patógenos, incluindo os diferentes tipos de coronavírus.

Quando o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado?

Em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. Nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.

Qual a importância da data do Dia Mundial do Meio Ambiente?

Nessa data tão importante é esperada da sociedade a consciência da relevância sobre os impactos do homem causado ao planeta, e com isso, seja adquirido uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais de forma a garantir um desenvolvimento sustentável a natureza.

Para que haja conscientização, todos os anos um tema é debatido amplamente em todo o mundo sobre as questões ambientais. É realizado campanhas que mobilizam a todos os cidadãos.

Como podemos fazer nossa parte para ajudar ao meio ambiente?

Para ajudarmos o meio ambiente, podemos começar desde pequenas ações individuais, até grandes ações, basta você fazer sua parte. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as nossas futuras gerações. Algumas dicas importantes para preservar o meio ambiente:

  • Economize água e energia;
  • Não compre animais silvestres sem autorização;
  • Evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário ao seu consumo;
  • Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
  • Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
  • Reaproveite e recicle;
  • Não desperdice os alimentos;
  • Jogue o seu lixo no local adequado;
  • Não compactue com ações de degradação ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.